Sobre Amamentação! Depressão pós-parto! Minha Experiência! Página Inicial!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Esta é minha primeira postagem !!!

No próximo domingo, o Felipe fará 1 mês de vida . Ele nasceu dia 06/08 com 3,310Kg e 51 cm na maternidade do Hospital Albert Einstein em São Paulo, às 12:34 PM. Era madrugada de quinta, 06 de agosto e acordei as 03:00 sem sono. A Malinha do Felipe já estava pronta mas ainda faltava fazer a minha e como a data já estava se aproximando, resolvi deixar a minha pronta também ( ate parecia uma intuição !!!) Estava bem, um pouco ansiosa, como todas as madrugadas que estava acordada e resolvi vim para o computador pagar algumas contas, ler emails, etc, ate que as 06:00 AM eu senti a primeira dorzinha com contração ( parece aquela dor de cólica) e resolvi anotar o horário .. Depois veio outra, anotei...Mais outra...quando me dei conta, as contrações estava sendo de 7 em 7 minutos. Aguardei um pouco mais para ter certeza e as 07:00 acordei o Fabio para dizer que achava que o Felipe ia nascer. Ligamos para o medico que sugeriu ir para a maternidade. As 09:30 estava chegando no Einstein. Fui para a sala de pré parto e as contrações estavam cada vez mais forte e menos espaçadas. Realmente estava entrando em trabalho de parto. Como queria parto normal, e estava sem nenhum dedo de dilatação, o Dr Sergio me colocou um sorinho de Ocitocina para induzir a dilatação. Fiquei uma hora e meia com o soro e nada de dilatação. Então o melhor a se fazer era uma cesárea, pois nada garantia que se ficasse mais 10 hs com o soro eu teria alguma dilatação. Para não causar muito sofrimento no bebe e evitar o meu desgaste com as dores, fui para o centro cirúrgico e às 12:30 PM meu pequeno nasceu !!! Que emoção , é indescritível !!! Quando ouvi seu chorinho, não me contive e cai em lagrimas. O Fabio estava ao meu lado, assistiu tudinho !!! Era o nosso Felipe chegando ao mundo. Não senti dor nenhuma na anestesia e graças a Deus, foi tudo super tranqüilo !!!
O primeiro dia na maternidade é meio complicado, vc esta acamada, sem movimentos, querendo descansar um pouco e ficar so com seu bebe e seu marido, coisa que parece impossível , porque a cada hora chega uma nova visita . Mas , paciência, ne? Afinal, a gente deveria é ficar feliz em saber que muita gente quer conhecer seu filho. O período na maternidade é confortante, vc fica com seu bebe no quarto o tempo quer, as enfermeiras são muito atenciosas para nos auxiliar nas mamadas ..mas uma hora você tem que voltar para casa, o que tudo parece ser uma maravilha ... ate que é, vc chegar na sua casa a primeira vez com seu filho é muito bom, mas ao mesmo tempo bate um medo, uma insegurança ... Mas passa, ainda bem . è a famosa Baby Blues... E que atire a primeira pedra a mãe que disser que não teve !!! É normal, faz parte da mudança hormonal que a mulher sofre após o parto. E que fique bem claro, baby blues não é depressão pós parto , é apenas um sentimento que cada mulher traduz de uma maneira diferente e não é doença, geralmente surge 4 dias após o nascimento e dura no Maximo, uma semana !!! UFA !!!!
Primeira semana é primeira semana, é o período de adaptação de você com seu filho e ele com você. Estou com uma enfermeira me ajudando, e muito . Acho que realmente vale a pena as dicas, orientações, nas horas do desespero . Uma delas foi a primeira vez que o Felipe regurgitou e saiu leite pelo nariz, meu Deus, que desespero total, ate chorei... rsrs ; mãe de primeira viagem, depois que ela me disse que é normal nos bebes. Apesar da ajuda de uma profissional, não me sentiria mãe de verdade se deixasse tudo na mão dela. Gosto e faço muito questão de dar banhos, trocar fraldas, fazer dormir ... Afinal, esse contato é único . Todas as tarde, após a mamada as 14:00 ( em outra postagem falarei especificamente das mamadas ) , vamos para o meu quarto e La ficamos ate as 17:00, horário da próxima. Dormimos gostos a tarde toda, as vezes assisto um filminho, leio um livro, etc. Mas estamos La, adoro esse momento. Enquanto isso, ela vai cuidar das roupinhas dele, lavar, passar .... e o quartinho ser limpo. A grande ajuda mesmo é de noite, dou mama, trocamos a fralda dele para acordar e depois mamar mais um pouco , dou o Felipe a ela para arrotar e colocar para dormir. Nisso , já ganho um tempinho para ir para cama e descansar um pouco. Alias , agradeço a ela, a enfermeira Nívia, que me incentivou a escrever esse blog. As mães que tiverem a oportunidade recomendo contratar uma enfermeira para auxiliá-las, mas que você realmente confie. A Nívia eu encontrei por uma agencia e realmente esta valendo a pena.
Segunda semana, tudo parece melhorar !!! Continuo na próxima postagem

Um comentário: