Sobre Amamentação! Depressão pós-parto! Minha Experiência! Página Inicial!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“Não Dê Água”

As mensagens a seguir têm sido utilizadas em programas para convencer as mães, suas famílias e os profissionais de saúde de que os bebés amamentados exclusivamente com leite materno não precisam de receber água durante os seis primeiros meses. Os meios mais eficientes para a transmissão das mensagens depende do público e das práticas, crenças, preocupações e restrições às boas práticas existentes num determinado ambiente.

Esclarecer o significado da amamentação exclusiva
Amamentação exclusiva significa dar apenas leite materno. Isto quer dizer que nenhuma água, líquido, chá, preparado de ervas ou alimentos devem ser dados nos primeiros seis meses de vida (é importante mencionar as bebidas e alimentos geralmente dados nos primeiros seis meses. Num programa descobriu-se que as mulheres não pensavam que o conselho “não dê água” aplicava-se a chás de ervas ou outros líquidos).

Aplicar ao colostro as ideias tradicionalmente associadas à água
* O colostro é o alimento bem-vindo para os recém-nascidos. É também a primeira imunização, protegendo o bebé das doenças.
* O colostro limpa o estômago do recém-nascido. Não é preciso dar água com açúcar.

Explicar a razão por que os bebés alimentados somente com leite materno não precisam de água
* O leite materno é 88 por cento água.
* Sempre que a mãe amamenta, ela fornece água ao seu bebé através de seu leite.
* O leite materno possui tudo o que um bebé necessita para saciar a sede e o apetite. É o melhor alimento e a melhor bebida que se pode oferecer a um bebé para que ele cresça forte e saudável.

Enfatizar os riscos de se dar água
* Dar água aos bebés pode ser prejudicial e causar diarreia e outras doenças. O leite materno é limpo, puro e protege contra as doenças.
* O estômago do bebé é pequeno. Quando o bebé bebe água, sobra menos espaço para o nutritivo leite materno que é indispensável para a criança crescer forte e com saúde.

Associar a ingestão adequada de líquidos com as boas práticas de amamentação
Quando a mãe crê que o bebé tem sede, ela deve amamentá-lo imediatamente. Isto fornecerá ao bebé toda a água necessária.Quanto mais a mulher amamenta, mais leite materno é produzido, o que significa mais água disponível para o bebé.
______________________________________
1 A Solução de Reidratação Oral (SRO), utilizada na TRO, auxilia na reposição da água e dos eletrólitos perdidos durante os episódios de diarreia. A Super SRO, com uma base de carboidratos de arroz ou cereal para melhor absorção, foi desenvolvida para melhorar o tratamento.
___________________________________________________
Referências:

*Almroth SG, Bidinger P. No need for water supplementation for exclusively breastfed infants under hot and arid conditions. T Roy Soc Trop Med H 1990; 84,602-4.
*Armelini PA, Gonzalez CF. Breastfeeding and fluid intake in a hot climate. Clin Pediatr 1979; 18:424-5.
*Brown K et al. Infant-feeding practices and their relationship with diarrheal and other diseases in Huascar (Lima), Peru. Pediatrics
1989 jan.;83(1):31-40.
*Glover J, Sandilands M. Supplementation of breastfeeding infants and weight loss in hospital. J Hum Lact 1990 dez.;6(4):163-6.
*Goldberg NM, Adams E. Supplementary water for breast-fed babies in a hot and dry climate – not really a necessity. Arch Dis Child
1983; 58:73-74.
*Hosssain M et al. Prelacteal infant feeding practices in rural Egypt. J Trop Pediatr 1992 dez.; 38(6):317-22
*Popkin BM et al. Breast-feeding and diarrheal morbidity. Pediatrics 1990 dez.; 86(6):874-82.
*Sachdev HPS et al. Water supplementation in exclusively breastfed infants during summer in the tropics. Lancet 1991 abril; 337:929-
33.
*Victora C et al. Infant feeding and deaths due to diarrhea: A casecontrol study. Am J Epidemiol 1989 maio;129(5):1032-41.
*Organização Mundial de Saúde. Breastfeeding and the use of water and teas. Division of Child Health and Development Update,
No. 9 (reeditado, nov. 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário