Sobre Amamentação! Depressão pós-parto! Minha Experiência! Página Inicial!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Picos de Crescimento - O que é ????

Estou escrevendo esta postagem, pois passei por uma fase que acredito que muitas maes devem ter passado ou aindfa passarão. O Felipe estava com uma rotina de mamadas otimas, como ja relatei em outra postagem, mamando sempre no horario certinho, sem precisar acorda-lo. Tinhas noites que ele ficava ate 5 horas dormindo direto. Bom para nos dois para descansar. Mas de repente ele começou a querer mamar tudo fora da hora, teve uma noite que ele mamava de 3 em 3 horas , dava o peito e dali 1 hora queria mais e depois mais 1 hora queria novamente.... Qual é a primeira coisa que passa na cabeça da mãe que amamente ??? Meu leite não esta sustentando meu filho e qual a primeira coisa que pensa em fazer ??? Dar suplemento na mamadeira...e ai a coisa fede !!! Eu insisti, cansada , acordava toda hora que ele queria, sem saber o que tava acontecendo e rezendo a todo vapor para que o robea nao fose com omeu leite . Dois dias assim, no terceiro, ele voltou a espassar mais as mamadas....

Como uma pessoa muito fuça, tava olhando uns artigos de amamentação na internet e me deparei com um tema que eudesconhecia : O PICO DE CRESCIMENTO. Depois de ler a reportagem ( que na verdade perecia que meu anjinho que tinha enviado para eu ler !!!), pude entender o que se passou com o Felipe nesses dois dias atrás.

Peguei a materia sobre o tal pico de crescimento e estou publicando para vocês ja conhecerem o assunto e quem sabe, pode lhes ajudar antes...

Boa sorte !!!!

Picos de Crescimento

O que são picos de crescimento?
Picos de crescimento são alturas em que o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais agitado. Isto acontece, pois devido ao seu desenvolvimento, o bebé vai precisar de mais alimento, e como o peito não aumenta automaticamente a sua produção, o bebé precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. Esta situação também pode acontecer em alturas em que o bebé aprende coisas novas, como aprender a virar-se, a gatinhar, a andar ou a falar, o leite materno também é alimento para o cérebro!

Quando é que os bebés têm picos de crescimento?
As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar.

Quanto tempo dura um pico de crescimento?
Normalmente duram 2-3 dias, mas podem durar mais. Para que estes picos sejam mais suaves e durem menos tempo, siga os conselhos que apresentamos a seguir.

O que fazer quando surge um pico de crescimento?
Deve oferecer-se o peito sempre que o bebé pede, nestas alturas o regime livre torna-se ainda mais importante pois o bebé precisa receber uma maior quantidade de leite, e como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar mais vezes! Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu corpo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Não é aconselhável suplementar, pois ao oferecer um suplemento, o bebé não vai estimular o peito tantas vezes e assim a produção não tem a oportunidade de aumentar, e não irá acompanhar o crescimento do bebé.
Nestas alturas, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede, e deve responder a estes pedidos do seu corpo, pois pode ser necessário para o aumento da produção!
O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.

Traduzido e Adaptado por APPM
Fonte: http://www.kellymom.com/bf/normal/growth-spurt.html
Publicada por APPM

Um comentário:

  1. olha isso muito bom!!! eu percebi esse comportamento no meu samuel...

    ResponderExcluir